Aqui encontrará as perguntas mais frequentes, para que possa responder às suas dúvidas de maneira fácil e cómoda

O que é a rota da Ordo Christi?

Ordo Christi  – Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (séc. XV e XVI), pretende contribuir para o estudo, salvaguarda, valorização e dinamização do património regional e local inerente à Ordem de Cristo na geografia referida.

Porque é importante a Rota da Ordo Christi?

Ordo Christi, procura ser uma ferramenta de memória e de identidade da região que, através de diversos elementos de comunicação, quer analógicos quer digitais, assim como a criação de rotas patrimoniais, contribua efetivamente para a sensibilização da sociedade, para a coesão territorial e a dinamização da região através da sua História.
O projeto visa promover o conhecimento e contribuir para que a informação historiográfica seja mais clara e acessível à sociedade, procurando a sua aplicabilidade para fins e turísticos e educativos, onde os estudantes das instituições envolvidas, são fortes beneficiários do conhecimento adquirido através do projeto.

Onde está localizada a Rota?

O Património Artístico da Ordem de Cristo está localizado entre o Zêzere e o Tejo. Poderá consultar a rota na integra aqui.

Qual a importância desta região?

Durante o crescimento e desenvolvimento do país, os cavaleiros templários, chamados também de cavaleiros de Cristo, protegiam e povoavam as cidades do centro de Portugal. Considerado um pólo administrativo e económico de grande atratividade para a Beira Interior, com a força de sua centralidade geográfica. Como zona de fronteira com a Espanha a oriente, as serras Gardunha e do Moradal a norte e ocidente e com o Parque Natural do Tejo Internacional a Sul, a região apresenta uma notável paisagem que delimita o concelho e dá um elo de ligação à Europa.

Como posso chegar?

Pode consultar e descarregar os mapas disponíveis através dos seguintes endereços:

Mapa completo da Rota da Ordem de Cristo: consulte aqui.

Mapas com rotas alternativas: consulte aqui.

Quando e o que posso visitar?

Pode percorrer a rota sempre que deseje, a visita ao interior de alguns monumentos poderá estar limitada a horários e/ou dias da semana, pode consultar os horários e os dias dos monumentos nas descrições abaixo.

Horários de funcionamento de edifícios fechados: das 10:00h às 17:30h.

Por quantos monumentos é composta a rota?

A rota é constituída por 28 monumentos em Castelo Branco e 17 monumentos em Idanha, num total de 45 monumentos em 14 localizações diferentes. Poderá consultar cada local e os monumentos através do Menu > O que visitar > Seleccione um local

Que outras atrações merecem uma visita na região?

Para mais informações, consulte os sites locais:

Castelo Branco: cm-castelobranco.pt

Alcains: jf-alcains.pt

Caféde: povoarmecafede.pt

Idanha: cm-idanhanova.pt

Que tipo de alojamento existe na região? Como posso reservar?

Existem vários alojamentos disponíveis por região, pode consultar os alojamentos disponíveis para cada região aqui no site, onde terá à sua disposição as informações para que possa entrar em contato com os responsáveis e fazer a sua reserva.

Poderá consultar o alojamento por regiões clicando aqui.

Que tipo de restauração existe na região? Como posso reservar?

Existem vários restaurantes disponíveis por região, pode consultar a restauração disponível para cada região aqui no site, onde terá à sua disposição as informações para que possa entrar em contato com os responsáveis e fazer a sua reserva.

Poderá consultar a restauração de cada região clicando aqui.