Casa da Câmara / Antiga Cadeia
NOTA ARTÍSTICA
De estrutura vernacular em granito, o edifício que se identifica como Casa da Câmara, apresenta tipologia constituída por dois pisos sobradados, acedendo-se ao piso superior por uma escadaria em granito que corre na fachada lateral (característica que encontramos em outros edificios com a mesma vocação). Sobre a fachada fronteira é possivel visualizar uma peça em relevo com a representação da cruz da Ordem de Cristo (desconhecemos se este elemento é proveniente desta estrutura).
NOTA HISTÓRICA
A única referencia que detemos sobre este edifício, surge-nos no Tombo da Comenda de Idanha a Velha, de 1505. Este edifício, que do final da Idade Média e durante o período Moderno, o espaço terá desempenhado funções administrativas e de governação, estando mesmo arrolado nos bens da Ordem. Porém, este edifício poderá ter ainda assumido outras funções, como seja estalagem ou até mesmo cadeia, não é raro encontrar as Casas da Câmara a terem este papel de presidio ou aljube (caso do edifício de Castelo Novo) .
SÉC. XVI
Autor: s/n
Referências Bibliográficas:
CAETANO, Carlos, As casas da câmara dos concelhos portugueses e a monumentalização do poder local (Séculos XIV a XVIII), Doutoramento em História de Arte Moderna, Lisboa, Universidade Nova, 2011.
Referências Documentais:
ANTT , Ordem de Cristo /Convento de Tomar, Livro 304