Capela de Nossa Senhora do Castelo

NOTA ARTÍSTICA

Edifício bastante sóbrio e desprovido de ornamentação de destaque.  Erguida no século XVI, o edifício tem uma configuração simples, composta de nave única e capela-mor. Na fachada, sem ornamentação; abre-se um simples portal  ladeado por duas janelas. Até 1996, o templo detinha um retábulo de talha dourada barroca (do estilo  nacional), composto com tribuna central, ladeado por pilastras, que se prolongam no ático. Do seu património destacava-se ainda o frontal de altar revestido com azulejos hispano-mouriscos.

Foi identificada a imagem que fazia parte da capela do Castelo de Vila Velha de Ródão, encontrando-se atualmente numa habitação em Vilas Ruivas.

Escultura de vulto, representando Nossa Senhora com o Menino, em cantaria policromada. A parte posterior da imagem encontra-se não talhada e escavada. De referir a interação existente entre a Virgem e o Menino, os olhares confluem um no outro; a mãe ampara a criança e esta apresenta-lhe uma pequena esfera.O talhe é singelo e rígido e a policromia apresenta repintes.

Séc. XVI

Autor: s/n

NOTA HISTÓRICA

A construção deste edifício, que deve remontar ao século XVI, surge ligada ao recinto fortificado que se ergue junto das portas do sol. É provável ter existido uma estrutura religiosa antes desta e erguida por iniciativa dos Templária. 

Desconhece-mos  que intervenções foram realizadas no século XVI. Do século seguinte – provavelmente do final – é a instituição do retábulo em talha dourada no altar da capela (em 1996 o retábulo-mor foi furtado).

Referências Bibliográficas:

FERNANDES, Maria, A Capela das Portas do Ródão, in Monumentos, n.º 22, Lisboa, DGEMN, 2005, pp. 152-155;

HENRIQUES, Francisco, Património Artístico Ignorado – Notável Frontal de Altar do Séc. XVII em Vila Velha de Rodão, in Beira Baixa, Castelo Branco, 30 Abril, 1974;

PROENÇA JÚNIOR, Francisco Tavares, Archeologia do Distrito de Castelo Branco – 1ª Contribuição para o seu Estudo, Leiria, 1910;

SALVADO, António, Elementos para um Inventário Artístico do Distrito de Castelo Branco, Castelo Branco, 1976

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9904

Referências Documentais: