Igreja Paroquial de São Lourenço

NOTA ARTÍSTICA

Igreja de espaço interior unificado, com nave e capela-mor, que desde o século XII esteve na tutela da Ordem do  Templo, posteriormente de Cristo.

Fachada principal delimitada por pilastras em cantaria e remate em empena angular; o portal principal, com moldura simples em cantaria, é encimado por janelão. A fachada é ladeada por torre campanário, de dois registos, coroada por coruchéu e com os alçados em alvenaria aparente.

Às fachadas laterais, na mesma alvenaria, mas parcialmente rebocadas, adossam-se diferentes volumes que correspondem a dependências da igreja.

No interior, a nave tem quatro altares; dois deles, os mais recentes, encontram-se inseridos em capelas pouco profundas e os outros, de tradição barroca, colocados em ângulo, a ladear o arco triunfal.

A nave é ainda equipada com púlpito e coro-alto e os seus alçado evidenciam silhares de azulejos de padrão, contemporâneos, e duas delas de uma antiga bandeira das almas desmantelada, figurando Nossa Senhora de Piedade e São Miguel pesando as altas.

A capela-mor destaca-se o retábulo setecentista, dedicado a São Lourenço.

A igreja conserva algumas outras peças artísticas de interesse, pertencentes a antigos retábulos, nomeadamente um sacrário com a figuração de Cristo ressuscitado e uma tábula de Santa Luzia.

Séc. XVII

NOTA HISTÓRICA

Apesar da escassez documental, possível referir que a igreja de São Lourenço da Póvoa, tal como tantas outras, é anexa à comenda da Ordem de Cristo/Ordem de Avis de São Vicente da Beira.

Em 1563/1564, no tombo do Titulo das Comendas dos Mestrados das Ordens de Christo e d ́Auis, é referido que a igreja São Vicente da Beira tem como anexas diversas igrejas, entre elas a igreja de S. Lourenço da Povoa, tem duas Comendas huam da ordem de xpo outra da ordem davis he comendadorda ordem de xpo geronimo corte reall e he comendador da ordem davis dom francisquo da costa levão os ditos comendadores dous terços dos dízimos igoalmente …

Em 1758, as memórias paroquiais, relatam que a igreja tem orago he Sam Lourenço tem tres altares a saber o altar mayor e dois laterais hum de nossa Senhora do Rozario e outro de Sancto Nome de Deos tem naves tem irmandades huma do Senhor outra das Almas.

Referências Bibliográficas:

CSSTELA, António do Nascimento, Cafede : uma aldeia da Beira Baixa, [s.l.]: Plátano, 1996

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=12849

Referências Documentais:

ANTT, Ordem de Avis, Tombo das Comendas nº 86

ANTT, Memórias paroquiais, vol. 30, nº 247, p. 1875 a 1878

Bn, COD. 413 -Titulo das comendas dos Mestrados das ordens de Christo e d ́auis que ha neste b[is]pado da guarda com aualiaçam das Remdas de cada hu[m]a delas dos Annos de 1563 e de 1564